Voos próximos a Torres de transmissão de Rádio! Safe Notice-35

Voos próximos a Torres de transmissão de Rádio! Safe Notice-35


Recentemente foi atualizada a SN-35 de 1999 sobre voos nas proximidades de torres de transmissão a rádio de grande potência (50Kw ou superior), de acordo com a SN-35, estas torres, quando emitindo suas onde de rádio, tem capacidade de interferir diretamente nos sistemas elétricos das aeronaves Robinson (EletroMagnetic Interference - EMI), a indicação do fabricante é simplesmente evitar aproximar-se destas.
Torres de alta potência podem interferir nos instrumentos de voo
Torres de alta potência podem interferir nos
 instrumentos de voo

A Distância segura mínima seria 1/2 milha ou mais, uma vez que o campo magnético gerado por estas tende a se dissipar rapidamente na medida que a distância é aumentada.

Para os casos em que o encontro ocorrer acidental, um dos primeiros indicativos será uma forte interferência no intercom da aeronave, como se o squelch tivesse parado de funcionar, uma segunda indicação mais grave seria o ascendimento errático das luzes indicativas do painel, entretanto a interferência pode atingir até o controle do Governador sobre o motor, forçando o mesmo a abrir ou fechar manete de forma descontrolada.

Caso se depare com estas situações, a fabricante sugere:
  • Não se distraia tentando corrigir o sistema de rádio.
  • Não tire a mão da manete e acompanhe o governador, caso perceba movimentação irregular da manete, sobreponha o governador para evitar descontrole, caso julgue necessário, o desligamento temporário do governador pode ser utilizado até que se abandone a área da interferência.
  • Controle cuidadosamente as luzes de indicação, os tacometros e todos os indicadores, cuidado para não reagir a uma emergência que não existe por uma indicação errática dos mostradores e luzes de alerta.
  • Caso tenha passado por situação semelhante, tenha todos os instrumentos elétricos e eletrônicos verificados por pessoal técnico qualificado.

A Robinson também divulgou uma lista com as antenas capazes de tal interferência e suas respectivas posições, mas por sorte, a lista abrange apenas os EUA 

Bom amigos, todo cuidado é pouco e bons voos!

Links Relacionados:

Safe Notice SN-35 http://www.robinsonheli.com/ser…/safety_notices/rhc_sn35.pdf
SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

About